JARDIM DE INFÂNCIA DE LOUREIRO
(MODELO PEDAGÓGICO DA ESCOLA MODERNA - MEM)
Montagem do cenário pedagógico e seus instrumentos
O inicio!
O Modelo pedagógico do
MEM, enquanto modelo sociocêntrico, centra-se no grupo e na convicção de que é
em comunidade de aprendizagem que todos aprendem e todos ensinam. Este modelo
propõe uma determinada organização do espaço, do tempo e de interações
reguladas por instrumentos de pilotagem.
Mapa das
presenças- Mês de outubro
Numa sala MEM, os
instrumentos de pilotagem da ação educativa revestem-se da maior importância
para uma maior e melhor gestão da vida da sala por parte do grupo de crianças.
Um dos instrumentos usados é o Mapa das presenças. Um quadro de dupla entrada,
onde diariamente se registam as presenças e as faltas de cada criança, de
acordo com um código específico pré-definido em reunião de
conselho, por todos: Bola azul para
as presenças, bola vermelha para
as faltas, linha vertical preta para o sábado e domingo. É importante
reconhecer o dia (número) em que estamos, desenhar as bolas da frente para trás
, as linhas de cima para baixo, encontrar o ponto de encontro da linha do nosso
nome com o número do dia em que estamos. Há ainda um que tem a tarefa de marcar
as faltas aos ausentes. Nada fácil!!! Mas já estamos a conseguir...
Com o início do mês de
outubro aproveitou-se a altura para inserir este mapa nas rotinas diárias do
jardim de infância.
Mapa do
tempo- Mês de outubro
Foi outro dos instrumentos de pilotagem introduzidos.
Pretende-se que ao longo de cada semana um representante do grupo, assuma a
tarefa de marcar o tempo, tendo por base um código escolhido em grupo, em
reunião de conselho. Ao final de cada mês descobriremos qual o estado do tempo
que mais se verificou, fazendo as contagens necessárias, recorrendo a registos
em gráficos de barras dos dias de sol, chuva, nublado ou neve. Aí teremos um
estado de tempo vencedor. Noções matemáticas (como número, cor, sequência
diária, dias da semana) e do foro da meteorologia (estados do tempo) para
descobrir ao longo do ano letivo. O terceiro instrumento de pilotagem introduzido funciona de forma
dupla: o mapa das
idades e o mapa dos aniversários estão
intimamente ligados. Um complementa o outro. Um tem como objetivo a
identificação do mês e do dia do aniversário de cada criança, o dos colegas,
quem faz primeiro e quem faz depois e implica a aquisição de uma sequência
temporal mensal. O outro permite que cada criança saiba a sua idade e a dos
colegas e quantos existem de uma determinada idade no grupo.
Ora vejam...
apenas o início deste percurso!
Mapa idades e Mapa dos aniversários
Primeiro instrumento de pilotagem introduzido
MAIS UM INSTRUMENTO DE PILOTAGEM INTRODUZIDO.
O ÓSCAR FOI O RESPONSÁVEL POR ESTA TAREFA SEMANAL
OUTRO INSTRUMENTO DE PILOTAGEM PRODUZIDO.
|
Sem comentários:
Enviar um comentário