quarta-feira, 7 de outubro de 2015


JARDIM DE INFÂNCIA DE LOUREIRO 
(MODELO PEDAGÓGICO DA ESCOLA MODERNA - MEM)

Montagem do cenário pedagógico e seus instrumentos
O inicio!

O Modelo pedagógico do MEM, enquanto modelo sociocêntrico, centra-se no grupo e na convicção de que é em comunidade de aprendizagem que todos aprendem e todos ensinam. Este modelo propõe uma determinada organização do espaço, do tempo e de interações reguladas por instrumentos de pilotagem.


Mapa das presenças- Mês de outubro 

Numa sala MEM, os instrumentos de pilotagem da ação educativa revestem-se da maior importância para uma maior e melhor gestão da vida da sala por parte do grupo de crianças. Um dos instrumentos usados é o Mapa das presenças. Um quadro de dupla entrada, onde diariamente se registam as presenças e as faltas de cada criança, de acordo com um código específico pré-definido em reunião de conselho, por todos: Bola azul para as presenças, bola vermelha para as faltas, linha vertical preta para o sábado e domingo. É importante reconhecer o dia (número) em que estamos, desenhar as bolas da frente para trás , as linhas de cima para baixo, encontrar o ponto de encontro da linha do nosso nome com o número do dia em que estamos. Há ainda um que tem a tarefa de marcar as faltas aos ausentes. Nada fácil!!! Mas já estamos a conseguir... 
Com o início do mês de outubro aproveitou-se a altura para inserir este mapa nas rotinas diárias do jardim de infância.

Mapa do tempo- Mês de outubro 

Foi outro dos instrumentos de pilotagem introduzidos. Pretende-se que ao longo de cada semana um representante do grupo, assuma a tarefa de marcar o tempo, tendo por base um código escolhido em grupo, em reunião de conselho. Ao final de cada mês descobriremos qual o estado do tempo que mais se verificou, fazendo as contagens necessárias, recorrendo a registos em gráficos de barras dos dias de sol, chuva, nublado ou neve. Aí teremos um estado de tempo vencedor. Noções matemáticas (como número, cor, sequência diária, dias da semana) e do foro da meteorologia (estados do tempo) para descobrir ao longo do ano letivo.  O terceiro instrumento de pilotagem introduzido funciona de forma dupla: o mapa das idades e o mapa dos aniversários estão intimamente ligados. Um complementa o outro. Um tem como objetivo a identificação do mês e do dia do aniversário de cada criança, o dos colegas, quem faz primeiro e quem faz depois e implica a aquisição de uma sequência temporal mensal. O outro permite que cada criança saiba a sua idade e a dos colegas e quantos existem de uma determinada idade no grupo. 

Ora vejam... apenas o início deste percurso!


Mapa idades e Mapa dos aniversários
Primeiro instrumento de pilotagem introduzido


MAIS UM INSTRUMENTO DE PILOTAGEM INTRODUZIDO.
O ÓSCAR FOI O RESPONSÁVEL POR ESTA TAREFA SEMANAL


                                OUTRO INSTRUMENTO DE PILOTAGEM PRODUZIDO.


Sem comentários: